26.9 C
Novo Progresso
11 de novembro de 2024

AGRONEGÓCIO

H5N1 | Inglaterra registra contágio raro de gripe aviária em humano e causa preocupação

Publicado

em

Em meio a um período tão conturbado na área da saúde, a Inglaterra trouxe à tona mais um motivo de preocupação ao relatar, nesta quinta (6), uma forma rara de contágio da gripe aviária em humanos.

Segundo a UK Health Security Agency (agência de saúde do Reino Unido), um paciente não-identificado pegou a doença diretamente de aves infectadas, mas essa infecção de ave para humano é bem incomum.

Segundo os especialistas, as infecções humanas com a cepa H5N1 são realmente raras e ocorrem pelo contato direto e de longo prazo com aves.

“A pessoa se contagiou como resultado de um contato regular com um grande número de aves infectadas em sua casa e nos arredores, durante um longo período de tempo”, informa o órgão.

“Atualmente não há evidências de que esta cepa detectada no Reino Unido possa se espalhar de pessoa para pessoa, mas sabemos que os vírus evoluem o tempo todo e continuamos a monitorar a situação de perto. Acompanhamos todos os contatos desse indivíduo e não identificamos nenhuma propagação posterior”, afirma a professora Isabel Oliver, diretora científica da UKHSA.

Ainda assim, as autoridades do Reino Unido orientam a população a tomar cuidado: “É fundamental que as pessoas não toquem em pássaros doentes ou mortos”, alerta a agência de saúde. De qualquer forma, a UKHSA reforça que o paciente está bem e sob quarentena.

O atual surto é a maior crise de gripe aviária registrada no Reino Unido – autoridades cogitam matar mais de meio milhão de aves para controlar o vírus.

Fonte: The Guardian

Outras Notícias

Preso mais um envolvido na morte do casal da Linha Gaúcha

Edson Santos

Financial Gravity Hosts AI Design Challenge For Tax Planning Software

DiaDiaProgresso

Operação da GTO e Polícia Militar apreendem 27 kg de maconha em castelo de Sonhos

Edson Santos