28.9 C
Novo Progresso
28 de março de 2024

AGRONEGÓCIO

H5N1 | Inglaterra registra contágio raro de gripe aviária em humano e causa preocupação

Publicado

em

Em meio a um período tão conturbado na área da saúde, a Inglaterra trouxe à tona mais um motivo de preocupação ao relatar, nesta quinta (6), uma forma rara de contágio da gripe aviária em humanos.

Segundo a UK Health Security Agency (agência de saúde do Reino Unido), um paciente não-identificado pegou a doença diretamente de aves infectadas, mas essa infecção de ave para humano é bem incomum.

Segundo os especialistas, as infecções humanas com a cepa H5N1 são realmente raras e ocorrem pelo contato direto e de longo prazo com aves.

“A pessoa se contagiou como resultado de um contato regular com um grande número de aves infectadas em sua casa e nos arredores, durante um longo período de tempo”, informa o órgão.

“Atualmente não há evidências de que esta cepa detectada no Reino Unido possa se espalhar de pessoa para pessoa, mas sabemos que os vírus evoluem o tempo todo e continuamos a monitorar a situação de perto. Acompanhamos todos os contatos desse indivíduo e não identificamos nenhuma propagação posterior”, afirma a professora Isabel Oliver, diretora científica da UKHSA.

Ainda assim, as autoridades do Reino Unido orientam a população a tomar cuidado: “É fundamental que as pessoas não toquem em pássaros doentes ou mortos”, alerta a agência de saúde. De qualquer forma, a UKHSA reforça que o paciente está bem e sob quarentena.

O atual surto é a maior crise de gripe aviária registrada no Reino Unido – autoridades cogitam matar mais de meio milhão de aves para controlar o vírus.

Fonte: The Guardian

Outras Notícias

Luciano Zaninello, TORNA PUBLICO QUE REQUEREU junto a SEMMA/NP SUA L.A.R. ,

Edson Santos

Edson Santos

Marieta de Martin Teles,Torna público que REQUEREU junto a SEMMA/NP sua LAR

Edson Santos